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O caderno diário eletrónico de registo das "várias viagens" digitais

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PLATAFORMAS 2.0
Sessão 2

Nesta semana “viajámos” no mundo da web 2.0. Criamos canais específicos que potencializam o trabalho da biblioteca escolar. O futuro das bibliotecas escolares tem que caminhar no sentido de incluir, cada vez mais, as novas ferramentas digitais da Web 2.0 (termo surgido pela primeira vez em setembro de 2005, no blogue Library Crunch, de Michael Casey) ou Web social, vista como uma janela de oportunidades.
 Casey e Savastnuk (2006), no Library Journal, definem Web 2.0 da seguinte forma:
              
        
«The heart of Library 2.0 is user-centered change. It is a model for library service that encourages  constant and purposeful change, inviting user participation in the creation  of both the physical and the virtual services they want, supported by consistently  valuating services.»  

Para Casey e Savastinuk (2006, 2007), a base da Biblioteca 2.0 é o seu foco no utilizador. Trata-se de um modelo que encoraja os utilizadores a participarem na criação e desenvolvimento dos serviços físicos ou virtuais que desejam, com base numa avaliação constante e consistente desses mesmos serviços. Tenta também incorporar novos utilizadores, explorando a diversificação e servir melhor os seus públicos com serviços direcionados às suas necessidades específicas.
Na sessão 2, aventuramo-nos pelo Slideshare, para arquivar ficheiros e documentos, pelo Issuu, “arrumando” os textos sob a forma de uma publicação de revista/livro virtual, e pelo Youtube, compartilhando vídeos colocados à disposição de todos.

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Casey, M. e Savastinuk, L. (2006). Service for the next-generation in library. Acedido em 15 de novembro de 2012 em http://www.libraryjournal.com/article/CA6365200.html

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