Sessão 2
Nesta
semana “viajámos” no mundo da web 2.0. Criamos canais específicos que potencializam
o trabalho da biblioteca escolar. O futuro das bibliotecas escolares tem que
caminhar no sentido de incluir, cada vez mais, as novas ferramentas digitais da
Web 2.0 (termo surgido pela primeira vez em setembro de 2005, no blogue Library
Crunch, de Michael Casey) ou Web social, vista como uma janela de
oportunidades.
Casey e Savastnuk (2006), no Library Journal, definem
Web 2.0 da seguinte forma:
«The heart of Library 2.0 is user-centered change. It is a model for library service that encourages constant and purposeful change, inviting user participation in the creation of both the physical and the virtual services they want, supported by consistently valuating services.»
Para Casey e Savastinuk (2006,
2007), a base da Biblioteca 2.0 é o seu foco no utilizador. Trata-se de um
modelo que encoraja os utilizadores a participarem na criação e desenvolvimento
dos serviços físicos ou virtuais que desejam, com base numa avaliação constante
e consistente desses mesmos serviços. Tenta também incorporar novos
utilizadores, explorando a diversificação e servir melhor os seus públicos com
serviços direcionados às suas necessidades específicas.
Na
sessão 2, aventuramo-nos pelo Slideshare, para arquivar ficheiros e documentos,
pelo Issuu, “arrumando” os textos sob a forma de uma publicação de revista/livro
virtual, e pelo Youtube, compartilhando vídeos colocados à disposição de todos.
____________________________
Casey,
M. e Savastinuk, L. (2006). Service
for the next-generation in library. Acedido em 15 de novembro de 2012 em http://www.libraryjournal.com/article/CA6365200.html
Sem comentários:
Enviar um comentário