seBEnt@

O caderno diário eletrónico de registo das "várias viagens" digitais

sábado, 17 de novembro de 2012

CLOUD COMPUTING


Cloud Computing ***

"Viajando" por aí, e tendo em conta o assunto da sessão de formação anterior, encontrei esta definição para cloud computing:

Definição de Cloud computing na WEB

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados através da Internet (princípio da computação em grade).


Computação em nuvem

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a “grande nuvem” de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

§  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Vejamos como os jovens explicam o que é a cloud computing! Admirável! Eles explicam a computação em nuvem de uma forma simples e clara. Não veem limites para a computação em nuvem. Para eles, a computação em nuvem é infinita, acessível em qualquer lado e a todo o tempo.



 
 
Sobre a computação em nuvem em Portugal:
“Como referi, é importante que os medos e dúvidas que o cloud computing ainda apresenta sejam transformados em novas oportunidades, na área da segurança, proteção de dados, medição da qualidade de serviços, geolocalização, costumização de soluções ,etc. Em Portugal existem as competências técnicas e de empreendedorismo para surgirem soluções visando esses problemas. Existem ainda projetos, como são exemplo as redes de excelência apresentadas pelo CMUPortugal, que poderão potenciar ainda mais as nossas capacidades nessas áreas.” – Refere Paulo Calçada presidente do EuroCloud Portugal.
Artigo disponível em:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário